Cineclube Nanook exibe documentário “Todo rosto tem um nome” (2015)

Notícia

Cineclube Nanook exibe documentário “Todo rosto tem um nome” (2015)

Em continuidade à programação do ciclo Mal de Arquivo, uma temporada inteiramente dedicada à exibição e discussão de documentários de arquivo, o Cineclube Nanook exibe no próximo dia 05/06 (quinta-feira), às 16:30, no Auditório da Facom/UFBA, o filme Todo rosto tem um nome (Every face has a name, 2015, 76 min.), dirigido pelo cineasta sueco Magnus Gertten, e que revisita reportagens feitas em 1945 sobre sobreviventes dos campos de concentração.

Todo rosto tem um nome é um filme sobre o complexo que marcou a chegada de milhares de pessoas ao porto de Malmö (Suécia), em 28 de abril de 1945, após a libertação dos campos nazistas. A multidão que se aglomerava no porto era apenas um recorte da humanidade: homens da resistência norueguesa, mães polonesas com bebês recém-nascidos, espiões britânicos e sobreviventes judeus. Cenas idênticas às de 1945 se repetem em todo o mundo, ainda hoje, como parte do fluxo interminável de refugiados de guerra forçados a deixarem seus países de origem, no entanto, todos eles continuam anônimos. Rostos sem nome. É contra essa invisibilidade que o filme apresenta um apurado trabalho de investigação em busca da história das pessoas anônimas que aparecem nas imagens de arquivo fazendo-as reencontrar memórias que nem elas próprias tinham de si mesmas.

Imagem: Captura do filme Todo Rosto Tem um Nome (Magnus Gertten, 2015).

O documentário é dirigido por Magnus Gertten, cineasta natural da Suécia, e recebeu diversos prêmios internacionais incluindo um prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema, a FIPRESCI. No Brasil, o filme foi exibido como parte da programação da 39ª Mostra Internacional de São Paulo (2015). Para o debate, a sessão terá mediação de Diana Reis, mestranda no Póscom/UFBA e integrante do LAF/Póscom. Além de pesquisadora, Diana tua como produtora cultural, é realizadora do Cineclube Violeta e do Lesbos Videocast, projetos alinhados à sua pesquisa sobre lesbianidades e cinema documentário.

O Cineclube Nanook é um projeto de extensão do Laboratório de Análise Fílmica (LAF), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA e tem o apoio institucional da Proext/UFBA, através do edital PAEx 2024 (Proext/UFBA). As sessões são gratuitas com direito à certificado mediante assinatura de lista de presença.

SERVIÇO

O quê: Cineclube Nanook – Filme: “Todo rosto tem um nome” (Magnus Gertten, 2015)
Quando: 05/06 (quinta-feira) às 16:30
Onde: Auditório da Facom/UFBA
Atividade gratuita, sujeita à lotação do espaço, com certificado (16h)
Informações:
https://laf.poscom.ufba.br/mal-de-arquivo-o-novo-ciclo-do-cineclube-nanook/

Texto por: Sílvia Maurea.